fbpx

O Sonho da Moradia Própria. Descubra como você pode conquistar em 6 passos!

Encontrar o lugar ideal para viver é o que todos nós sonhamos, porém, quem já passou por essa busca sabe como é difícil conciliar todos os detalhes e adquirir a melhor opção. Isso acontece principalmente quando se trata da compra do primeiro imóvel. Pensando nisso é que preparamos um passo a passo para te ajudar a encontrar o apartamento ou a casa dos sonhos!

  1. Escreva suas prioridades:

Faça uma lista com as coisas que você deseja no seu imóvel! Para auxiliar na tarefa, descreva o tamanho do espaço que você necessita, pense em locais seguros, analise a infraestrutura do bairro e da rua desejados, em relação à locais frequentados por você. Além disso, pense no preço que você está disposto a pagar e nas opções de pagamento. Também defina se o melhor para você é um apartamento ou uma casa. Isso te ajudará a estabelecer as prioridades necessárias para seguir para o próximo passo!

  1. Pesquise:

Após traçar o perfil do imóvel desejado, utilize a busca online para encontrá-los. O interessante é que dessa maneira você possa conversar com diversos proprietários para tirar dúvidas, negociar e realizar acordos. Além disso, visualizar, de forma clara, os valores acessíveis e tudo que é indispensável na sua nova residência. Se a localização é algo muito importante para você, este é um item fundamental para você pesquisar antes de escolher o seu imóvel.  

  1. Faça simulações:

Depois de realizar a pesquisa, você terá algumas opções na mão! Em cima das buscas levantadas, faça simulações de valores, pesquisando diferentes ofertas e opções de financiamento, comparando com a sua renda. As simulações ajudam a visualizar suas possibilidades e as vantagens e desvantagens das compras. Estas simulações auxiliam muito para você ter uma noção do planejamento financeiro necessário para realizar o seu sonho, ou em outras palavras, o quanto você vai precisar economizar para comprar o seu imóvel.

  1. Formas de pagamento:

Se você tiver poupado o suficiente para uma compra à vista, aproveite. Caso contrário, há o financiamento, maneira mais utilizada para adquirir imóveis. Os mais usados no Brasil é o Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Procure o que se adeque ao seu perfil e informe-se sobre os limites de cada um para o valor do imóvel e renda.

  1. Não aja por impulso!

Planeje-se para encontrar um imóvel que ofereça o maior número de benefícios, no local desejado, com melhores preços e condições. Para isso, é importante não agir por impulso, estabeleça o que é fundamental e indispensável para seu futuro imóvel, assim você poderá alcançar o seu sonho com os pés no chão!

  1. Imóvel, só com Corretor!

Você sabia que ao fechar negócio com alguém sem qualquer qualificação, poderá enfrentar sérios problemas? Até mesmo perder todo o dinheiro que investiu? Pois é! E isso acontece com muita frequência. Quando você compra ou vende um imóvel com a intermediação de um corretor de imóveis, as garantias são as maiores possíveis. O profissional tem, por dever, que fazer todo o levantamento do imóvel e sua documentação: analisar cada item para saber se ele está ou não em inventário, se o vendedor tem processos, se o bem esta alienado ou sob penhora, se existem dívidas ou algo que impeça a transação. É bom lembrar que o corretor tem obrigações legais. Caso ele prejudique o cliente, vai responder por seus atos em várias esferas.

CONCLUSÃO

Conquistar o apartamento ou a casa dos seus sonhos é uma tarefa que vai exigir a sua energia, é muito planejamento e pesquisa. Mas tudo vai valer a pena no final do processo, quando você estiver morando no imóvel que sempre sonhou.